È círio outra vez!

Olá pessoal, hoje é um dia muito especial para todos os paraenses, hoje acontece a grande festa do círio de Nossa senhora de nazaré, e eu resolvi mostrar pra vocês um pouco dessa tradição da minha cidade, que já é apelidada de "natal dos paraenses", não é toa que saimos por ai desejando " feliz círio" para todos.



Tudo começou com a história de que um caboclo chamado Placido, achou a imagem da santa em um igarapé chamado "murucututú", resolveu então levar essa imagem para a sua cabana, mas para sua surpresa, no outro dia ao acordar,não encontrou a santinha no altar, desesperado plácido voltou ao igarapé, e encontrou a santinha lá, em cima de uma pedra, resolveu leva-la para casa, e mais uma vez acordou sem a santinha no seu lugar, e foi então acha-la as margens do mesmo igarapé. Plácido então resolveu contruir uma pequena capela para proteger a santinha, e deixa-la lá, no igarapé onde ela queria ficar, assim então as pessoas da comunidade foram ficando devotas de Nossa senhora de nazaré, hoje no local do igarapé foi construida a Basílica de Nossa senhora, e ela que esta imagem está até hoje, ela só sai de lá para a trasladação que aconteceu ontem a noite, para retornar hoje para a basílica.


O círio não é somente uma festa religiosa, é uma festa cultural, é coisa nossa sabe? coisa de paraense, o círio é cheio de personagens únicos, e lindos, que você só vai encontrar aqui.


È difícil ver um paraense nessa época sem uma dessas nos braços, a fitinha do círio é geralmente benzida, você compra, e faz três nós, para cada nó um pedido, acredita-se que a fitinha só cairá do seu braço quando estes pedidos forem realizados. ( eu já realizei muitos viu!!!)

A berlinda que leva a santinha é sempre lindamente adornada com flores naturais, cada Ano com um tema epecífico, é muito difícil não se emocionar com a passagem dela.

 Esse é um dos grandes simbolos do círio de nazaré, a corda, essa tradição surgiu a muitos anos, quando as ruas da cidade ainda eram de piçarra, e haviam pontos de muita lama, então a diretoria da festa atrelava esta corda a carroça da berlinda, e os fiéis à "puxavam". Hoje a corda é levada pro promesseiros, que estão ali por alguma graça alcançada, é um momento muito emocionante, eu particularmente nunca tive coragem de ir na corda.

 Muitas pessoas resolvem pagar suas promessas de maneiras diferentes, levando casas de isopor, tijolos, e muitos outros objetos.

Este é o carro dos anjos, uma maneira de pagar promessas também, esse carro também é muito caracteristico do círio.
 Essa moça acompanhou o círio todo de joelhos, e segurando vários livros, provavelmente agradecendo sua aprovação no vestibular, ou a sua formatura.

Outro promesseiro 
Então pessoal, hoje só posso desejar um feliz círio a todos, e que Nossa senhora abençoe cada um de vocês.
 




Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Post a Comment

Obrigada por comentar, sua opinião é muito importante para mim.