#1 Dossiê do Tcc - O Inicio do fim



Gente andando igual zumbis, pouca paciência, muito trabalho, você só quer sair dali... Calma, isso não é um cenário pós apocalíptico de algum filme ou série clichê, é apenas o último semestre da Faculdade,depois de alguns anos essa jornada vai chegar ao fim, mas como em todos os vídeo games, na última fase é que você se vê frente a frente com chefão, o temido Tcc. E foi exatamente assim que eu cheguei no meu último semestre, porém depois do trabalho pronto eu percebi que não era assim um bicho de sete cabeças, basta apenas ter organização, foco e ler, ler muito. Por isso decidi elaborar essa série de post, onde vou te dar algumas dicas pra que essa etapa tão importante da vida não vire um pesadelo, e eu prometo, depois que acaba dá muita saudade.

Como escolher o tema do Tcc?
Durante os anos da graduação, é comum que surjam afinidades com algumas disciplinas do seu curso, ou até mesmo a temas específicos, que tal partirmos dessa afinidade pra escolher um tema pro seu Tcc? No meu caso, sou formada em publicidade e sempre gostei muito da área de marketing, empreendedorismo, etc, o tema escolhido pro meu Tcc foi " Empreendedorismo materno: Um plano de negócio para a loja Mãe ursa". Ai você me fala: mas Carla, eu não tenho muita afinidade por nada, ou gosto muito de tudo e tô perdido na escolha do tema" então siga essas dicas mais gerais:

1-  Procure ter afinidade com o tema escolhido, você vai ter que ler, pesquisar, resumir...vai viver esse trabalho por um bom tempo, então ao menos escolha algum assunto que te agrade

2- Seja bem especifico, quanto mais abrangente, mais trabalho, não entendeu? Pense que você escolheu o tema " Análise do ciclo de vida dos tubarões" quantas espécies e subespécies de tubarões existem? Você vai conseguir estudar tudo isso em 6 meses? Agora, sendo mais específico "Análise do ciclo de vida do tubarão branco" Percebeu a diferença?

3- Fique sempre atento ao tempo, em algumas Universidades você já tem que apresentar o trabalho na qualificação, então monte um cronograma de pesquisa ( caso seu orientador não faça isso) e não se perca.

4-  Escolha um tema relevante pra sua área, assim seu trabalho vai ser bem visto ajudando inclusive na sua vida profissional, principalmente se você almeja um mestrado.



Qual o papel do meu orientador?


O papel do seu orientador é basicamente te direcionar durante o trabalho, ele vai te ajudar a escrever ( e com isso eu não digo que ele vai escrever o trabalho pra você) na verdade e um processo de construção, o orientador pode te dar algumas referências bibliográficas, algumas dicas de sites ( se ele for muito legal rs) mas a escrita é com você. Cabe também ao orientador corrigir o seu Tcc até que ele esteja o mais correto possível para ser enviado a banca ( digo isso porque a banca ainda irá fazer correções).

Artigo ou Monografia?



via GIPHY

Agora que você já tem um tema definido e já tem um orientador, é a hora de decidir qual será a melhor forma de entregar seu trabalho, um artigo ou uma monografia? Vale ressaltar aqui que ambos são trabalhos monográficos, ou seja, documentos escritos que apresentam resultados de uma pesquisa sobre determinado tema, porém o artigo é a forma sintética de apresentar. As duas formas tem diferenças estruturais quanto a formatação e a principal delas é o número de páginas, levando muitas pessoas a escolherem artigo por acharem que assim o trabalho será mais fácil, não se engane, pois a pesquisa será a mesma.

No próximo post vamos conversar um pouco sobre as diferenças na estrutura de um artigo e de uma monografia, tô preparando com bastante calma pra vocês um modelo bem legal de cada um deles, e ai vai mais fácil de visualizar.

Até o próximo post




Share this:

CONVERSATION

1 comentários:

  1. Estou deixando este comentário para dizer que gostei bastante do que acebei de ler aqui neste artigo, inclusive já salvei até meu navegador em meus favoritos.
    Abraços Goias da Sorte

    ReplyDelete

Obrigada por comentar, sua opinião é muito importante para mim.